Análise retrô: Demon's Souls

Atualmente a From Software é conhecida mundialmente pela franquia Dark souls e Bloodborne, e mais recentemente Sekiro: Shadows Die Twice. Mas a história de seu sucesso começou em 2009, com o um exclusivo de PS3: Demon's Souls.

A filosofia da franquia Dark Souls  foi apresentada primeiramente aqui: combate estratégico e compassado, dificuldade punitiva, escassez  de checkpoints e narrativa misteriosa e conceitual, em que o jogador precisa querer conhecer a história daquele mundo para poder encontrar as respostas.

Demon's souls em resumo conta a história de um reino em ruínas e dominado por demônios. Guerreiros que se atrevem a entrar no reinado para acabar com a dominação demoníaca  acabam perecendo com facilidade. Cabe ao seu personagem impedir que a névoa diabólica  que tomou conta de Boletaria não se espalhe pelo resto do mundo.

A história é bem simples e tipicamente medieval. Mas o que enriquece a lenda aqui apresentada é como os personagens que povoam esse mundo tem histórias para contar, desde as mais simples, até as mais intrincadas e melancólicas. Alguns chefões, por exemplo, tem histórias tão tristes que põem o jogador num dilema crucial: Seria eu o herói ou o vilão?

A mecânica de combate é simples, porém é preciso usar estratégia, pensar no tempo de ataque, e defesa, quando necessário, sempre administrando a stamina do seu personagem, ou a magia, caso o personagem criado tenha foco em feitiçarias. 

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Os gráficos do jogo podiam ser melhores, pois mesmo para a época do lançamento, eles não utilizavam toda a potência do hardware do PS3. Mas o que chama a atenção é a direção de arte, que faz um trabalho impecável na ambientação, design das armaduras, das roupas e dos chefões. Se os gráficos pecam um pouco devido ao baixo orçamento, o esforço por parte dos desenvolvedores compensa ao entregar um trabalho bem feito: uma atmosfera pesada, ameaçadora e sem esperança. Algumas criaturas parecem ter saído dos piores pesadelos; o jogador aprende desde cedo que o medo de um demônio  não vem só de sua aparência, mas de sua letalidade, pois a morte é algo para se temer neste game.

O jogador evolui por meio de "souls", como se fossem pontos de experiência, mas com a diferença crucial que é possível perder essas "almas" ao morrer, dificultando a evolução de atributos do personagem; o jogador ainda tem a oportunidade de recuperar suas "almas" caso morra, mas ele não pode morrer novamente antes de recuperá-las, se não as perderá definitivamente; portanto o jogador certamente será punido caso seja ganancioso demais por almas, o que remete automaticamente à trama principal do jogo. 

A construção sonora apresentada no jogo preza pelo som ambiente, concebendo uma aura de precaução por parte do jogador, que necessita ficar atento a qualquer sinal de ameaça.

Demon's Souls é um jogo excepcional, que criou tendências, mas que muitas vezes é ofuscado pelo seu irmão mais novo, Dark Souls, que aprimorou grande parte do que já havia sido concebido pelo seu antecessor.

Mas Demon's Souls é único em sua construção, com um enredo mais simples, uma atmosfera mais pesada e com um sistema de batalha mais lento que o usual. A questão quase religiosa do poder das almas e dos demônios que as devoram, do Reino de Boletaria  que se torna o próprio inferno pela ganância de seus líderes e possivelmente a ambição do próprio jogador pode não ser a representação do melhor jogo da From Software, nem mesmo o mais belo ou mais intrincado narrativamente, mas certamente é o mais poético.

Nota: 8,8/10

Lançamento: 05/02/2009
Distribuidora: Sony Computer Entertainment, Atlus, Nanco Bandai 
Desenvolvedora: From Software
Gênero: RPG, Ação 
Plataformas: Playstation 3

Trailer de lançamento do Jogo:


Atualmente a From Software é conhecida mundialmente pela franquia Dark souls e Bloodborne, e mais recentemente Sekiro: Shadows Die Twice. Mas a história de seu sucesso começou em 2009, com o um exclusivo de PS3: Demon's Souls.

A filosofia da franquia Dark Souls  foi apresentada primeiramente aqui: combate estratégico e compassado, dificuldade punitiva, escassez  de checkpoints e narrativa misteriosa e conceitual, em que o jogador precisa querer conhecer a história daquele mundo para poder encontrar as respostas.

Demon's souls em resumo conta a história de um reino em ruínas e dominado por demônios. Guerreiros que se atrevem a entrar no reinado para acabar com a dominação demoníaca  acabam perecendo com facilidade. Cabe ao seu personagem impedir que a névoa diabólica  que tomou conta de Boletaria não se espalhe pelo resto do mundo.

A história é bem simples e tipicamente medieval. Mas o que enriquece a lenda aqui apresentada é como os personagens que povoam esse mundo tem histórias para contar, desde as mais simples, até as mais intrincadas e melancólicas. Alguns chefões, por exemplo, tem histórias tão tristes que põem o jogador num dilema crucial: Seria eu o herói ou o vilão?

A mecânica de combate é simples, porém é preciso usar estratégia, pensar no tempo de ataque, e defesa, quando necessário, sempre administrando a stamina do seu personagem, ou a magia, caso o personagem criado tenha foco em feitiçarias. 

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Os gráficos do jogo podiam ser melhores, pois mesmo para a época do lançamento, eles não utilizavam toda a potência do hardware do PS3. Mas o que chama a atenção é a direção de arte, que faz um trabalho impecável na ambientação, design das armaduras, das roupas e dos chefões. Se os gráficos pecam um pouco devido ao baixo orçamento, o esforço por parte dos desenvolvedores compensa ao entregar um trabalho bem feito: uma atmosfera pesada, ameaçadora e sem esperança. Algumas criaturas parecem ter saído dos piores pesadelos; o jogador aprende desde cedo que o medo de um demônio  não vem só de sua aparência, mas de sua letalidade, pois a morte é algo para se temer neste game.

O jogador evolui por meio de "souls", como se fossem pontos de experiência, mas com a diferença crucial que é possível perder essas "almas" ao morrer, dificultando a evolução de atributos do personagem; o jogador ainda tem a oportunidade de recuperar suas "almas" caso morra, mas ele não pode morrer novamente antes de recuperá-las, se não as perderá definitivamente; portanto o jogador certamente será punido caso seja ganancioso demais por almas, o que remete automaticamente à trama principal do jogo. 

A construção sonora apresentada no jogo preza pelo som ambiente, concebendo uma aura de precaução por parte do jogador, que necessita ficar atento a qualquer sinal de ameaça.

Demon's Souls é um jogo excepcional, que criou tendências, mas que muitas vezes é ofuscado pelo seu irmão mais novo, Dark Souls, que aprimorou grande parte do que já havia sido concebido pelo seu antecessor.

Mas Demon's Souls é único em sua construção, com um enredo mais simples, uma atmosfera mais pesada e com um sistema de batalha mais lento que o usual. A questão quase religiosa do poder das almas e dos demônios que as devoram, do Reino de Boletaria  que se torna o próprio inferno pela ganância de seus líderes e possivelmente a ambição do próprio jogador pode não ser a representação do melhor jogo da From Software, nem mesmo o mais belo ou mais intrincado narrativamente, mas certamente é o mais poético.

Nota: 8,8/10

Lançamento: 05/02/2009
Distribuidora: Sony Computer Entertainment, Atlus, Nanco Bandai 
Desenvolvedora: From Software
Gênero: RPG, Ação 
Plataformas: Playstation 3

Trailer de lançamento do Jogo: